LICENCIATURA EM HISTÓRIA – SEMIPRESENCIAL
Carga Horária
- 3.300 Horas
Objetivo
- São objetivos específicos do curso de graduação em História, licenciatura:
• Contribuir para a formação de profissionais competentes, aptos a atuarem no processo de ensino-aprendizagem em História, no âmbito da Educação Básica e suas modalidades em que essa ciência está inserida;
• Formar professores de História com sólidos conhecimentos nas principais áreas dos estudos históricos e dos clássicos da História e da Historiografia;
• Proporcionar ao estudante de licenciatura em História a construção de saberes docentes, científicos e humanísticos, atrelados à produção de conhecimentos e ao aprendizado permanente de inovações didáticas e pedagógicas necessárias para a sua inclusão, permanência e sucesso no campo profissional da docência;
• Propiciar uma formação profissional que possibilite o desenvolvimento de pesquisas e reflexões sobre o ensino de História, tendo por base os desafios educacionais do mundo contemporâneo, concebendo ensino, pesquisa e extensão como componentes indissociáveis da formação e da atuação profissional;
• Capacitar o licenciando no sentido de se apropriar do arcabouço teórico e metodológico da historiografia para uma compreensão crítica da realidade do mundo e do lugar onde vive e atua, como condição indispensável para o desenvolvimento competente da profissão docente;
• Promover uma formação que estimule o espírito crítico e reflexivo do futuro professor de História para tratar de temas do campo da investigação histórica utilizando e reconhecendo os procedimentos, conceitos, teorias e metodologias desenvolvidos pela historiografia ao longo do tempo
• Viabilizar o acesso e a devida análise das fontes históricas disponíveis ao historiador, desde as mais clássicas como documentos oficiais, registros, atas, certidões, mas também os vestígios culturais do passado (tradições, músicas, arte, literatura, religiosidade etc.).
• Dominar os diferentes períodos históricos, tendo consciências dos elementos que o caracterizam e tensionam, visando uma análise mais pontual, tópica, como também em longa duração, abordando um período mais longo ou as transições de um período ao outro.
• Ofício do historiador como uma forma de participação e contribuição para o entendimento da sociedade, seja para entender as origens históricas das questões do tempo presente, como também para auxiliar na interpretação do tempo presente.
• Estimular a percepção e a relação presente-passado, ou seja, permitir aos alunos de história e futuro profissional/pesquisador/professor entender que é no presente que se desenvolve a leitura/interpretação do passado, que é mergulhado no presente que buscamos entender o passado.
• Perceber-se como parte integrante do presente e herdeiro do passado. Reconhecer que todos temos direito a uma história, que cidadania também é buscar uma origem, uma afirmação social e pessoal, buscando caminhos para o entendimento para uma sociedade e uma consciência mais humana.
• Refletir e propor relação entre a história e outras áreas do conhecimento, buscado uma formação mais abrangente, com mais possibilidades de pesquisa, debates e análises.
Estes objetivos são plenamente possíveis de serem atingidos em função de uma concepção ampla de currículo, envolvendo os estudantes, os docentes/tutores, os pressupostos pedagógicos e historiográficos do curso, das experiências e práticas adotadas, dos programas desenvolvidos, da articulação entre teoria e prática, da infraestrutura, dos recursos disponíveis e da legislação para o desenvolvimento do curso.
mais informações
- O curso é voltado para pessoas que possuam interesse em atuar na área de História e pela carreira de docente para o ensino fundamental e ensino médio.
- Licenciado em História
- Conselho Federal de Educadores e Pedagogos – CFEP
- Escolas do ensino Fundamental e médio;
- Universidades;
- Museus;
- Arquivos públicos;
- Autônomo;
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